segunda-feira, 8 de março de 2010

Oscar 2010


-

Ontem foi a noite da festa mais badalada do cinema, a entrega da estatueta do Oscar até que rendeu umas surpresinhas.


Realmente a grande disputa do Oscar se deu entre “Avatar” e “Guerra ao Terror” juntos faturaram 9 Oscars.Mas há quem se engane,se pensou que a obra prima de James Cameron foi o grande vencedor da festa, quem realmente foi o mais premiado da noite foi o longa de Kathryn Bigelow,Guerra ao Terror faturou seis prêmios os quais serão
mostrados abaixo.

Ainda na noite tivemos uma linda homenagem aos falecidos artistas que de alguma forma contribuíram para o cinema e também uma homenagem aos filmes de terror, em que meu favorito apareceu quase como filme destaque, diversas cenas de “O iluminado” marcaram presença, também tivemos a aclamada cena de” Psicose” tal qual clássicos como “O bebê de Rosemary”. Agora não entendo o porquê de se ter uma participação da saga crepúsculo nisso,desde quando crepúsculo é uma aclamada película de horror. Não fez o menor sentido.

Mencionando também a apresentação do Oscar por Alec Baldwin e Steve Martin, completamente genial, eu particularmente adorei, considerei um humor meio sem compromisso e de total deboche, nada muito inteligente mais deveras engraçado.

Então vamos aos vencedores da noite:


Começamos por Coração Louco que ganhou o Oscar de melhor canção e melhor ator por Jeff Bridges , nada de muita novidade nesses prêmios,o Jeff já estava mesmo cotado para ganhar ainda que concorrendo com gigantes com George Clooney e Morgan Freeman. De fato Jeff já vem de algumas ótimas atuações e sem dúvida muitas indicações então de fato era a noite dele,fez um discurso simples agradecendo sua equipe e principalmente a seus pais.

Agora, Bastardos Inglórios , com muitas indicações mas poucos prêmios ,o único Oscar da noite saiu mesmo para ator coadjuvante, Christoph Waltz. Dizem que Tarantino consegue tirar o melhor de seus atores foi assim com John Travolta em “pulp fiction“ e agora a mais nova vítima de Tarantino foi mesmo o Christoph Waltz pela brilhante atuação no deboche live action da segunda guerra mundial, bem o estilo Tarantino de ser. Pra mim o melhor diretor da atualidade, visionário, sangrento e acima de tudo não leva seus filmes a sério, esse charme apenas ele tem, mas vamos parar a rasgação para o Tarantino.

Up, um dos melhores filmes de animação da Pixar e com certeza de todos os tempos, levou dois Oscars entre eles o de melhor animação, não foi nenhuma novidade, por tudo que o filme apresentou, uma temática infantil ao melhor estilo da Pixar, mas com uma interpretação bem adulta e dramática,um filme feito para todas as idades sem dúvida.E levou também a melhor trilha sonora, que por sinal era fantástica, a melhor trilha disparado para mim, música simples e bem parecida com a dos grandes clássicos do cinema.

“Um Sonho Possível” ficou com apenas um Oscar que se deve a lindíssima Sandra Bullock, ganhou a estatueta de melhor atriz, em um papel dramático,e de um filme muito bonito.O interessante é que já era aguardada essa decisão mesmo contra as atrizes cheias de talento como Maryl Streep que tem nada mais nada menos do que 16 indicações, e a carismática e muito talentosa Gabourey Sidibe,a protagonista de “Preciosa”.


Star Treck também teve vez nesse Oscar apesar de ser um filme que eu detestei ganhou a categoria de melhor maquiagem, até que nesse caso é justo.


Melhor figurino foi direto para “Young Victoria” filmes de época geralmente ganham essa categoria, pois realmente gera muito mais trabalho,e acima de tudo um estudo da época então tratada no filme. E realmente o figurino de “Young Victoria “ é muito bonito.

Agora na categoria prêmios não muito aguardados da festa temos como vencedores de melhor filme estrangeiro,” O segredo dos seus olhos”,filme argentino,temos também “Music by Prudence” como melhor documentário de curta-metragem, e como melhor documentário ganhou “The Cove” que aborda como os golfinhos são mortos de forma cruel no Japão,para comércio da carne. E por final melhor curta metragem, “The New Tenants”, um filme um tanto esquisito que por hora é engraçado, assustador e até romântico, o tipo de filme que agrada a academia.

Preciosa o filme mais carismático da noite levou dois prêmios o primeiro de melhor roteiro adaptado e o segundo de melhor atriz coadjuvantes, nenhum foi muita novidade, ambos foram merecidos. A atriz Mo’Nique tem uma performance impressionante,a atriz predominantemente do gênero de comedia faz um trabalho realmente espetacular.

E enfim o grande “injustiçado” da noite “Avatar”, o filme de James Cameron levou apenas 3 das premiações da noite, e ainda assim foram aquelas que não tinha como Avatar perder,são elas, melhor direção de arte, melhor direção de fotografia,e efeitos visuais. De fato nessas categorias não havia concorrência, o longa mais bem sucedido da história parece que esqueceu essa qualidade nas bilheterias,pois na noite do Oscar foi uma tremenda decepção. O filme que se esperava feitos tão grandes quanto os de Titanic ou o Senhor dos Anéis: O retorno do rei, ficou apenas assistindo o papa tudo desse ano vencê-lo, prêmio após prémio. Avatar foi realmente um fenômeno e entrou para história tanto em seu lucro estrondoso como por ser uma das maiores decepções do Oscar.

Finalmente ele o todo poderoso da noite, “Guerra ao Terror”, venceu 6 Oscars com um filme inovador,e com orçamento barato, mostra outra visão da guerra e como ela age como uma droga, mostrando que existem pessoas viciadas em guerra.Bateu grandes filmes levando os Prêmios de MELHOR FILME e melhor direção que foi dada justamente a ex-mulher de James Cameron,Kathryn Bigelow, a primeira mulher a ganhar o Oscar de melhor direção cinematográfica da história, ironicamente no dia oito de março que é o dia internacional da mulher.Fora isso Guerra ao terror levou também os prêmios de melhor edição de som e melhor mixagem, melhor roteiro original e melhor edição.Foi mesmo o principal filme da noite.



E ainda tem melhor curta de animação que foi para Logorama, eu não conheço muito sobre o trabalho mas da pra ver que é magnífico.Confiram abaixo.


O Oscar 2010 foi realmente uma grande festa e vou conferir todos os filmes um por um dessa batelada de grandes produções, logo poderei falar mais detalhadamente sobre cada um, então aguardem.

O PuroPluto agradece !


1 comentários:

Pedro H. disse...

Ei!
mt bom o texto!
eu sinceramente axo q vc devia focar mais em cinema do q em variedades no blog... vc escreve mt bem sobre isso!

Postar um comentário