quinta-feira, 7 de julho de 2011

Escritor e Seus Mistérios

Quem nunca se interessou em descobrir o que passa na mente de um escritor? De onde surge a inspiração? Existe algo de diferente na vida dos grandes gênios, ou melhor, algo que os aproxima? Essas dúvidas passeiam na cabeça de todo amante da literatura. Se você já tentou escrever uma ficção, crônica, um poema talvez, sabe que não é nada fácil. Quando se lê um poema de Fernando Pessoa, ou um complexo trecho das obras de José Saramago, todo e qualquer conteúdo produzido por um escritor amador parece lixo, não que o seja, mas comparativamente o é.

Verdade seja dita, as obras refletem o autor de forma singular, não há como negar ou dissimular um personagem, como fez Capitu, ainda dissimulada e dissimulando, simulava, nada mais, que o próprio Machado de Assis. Então proponho-me a perguntar, existem tantos personagens dentro de cada um de nós? Fernando Pessoa ofereceu a resposta com o uso da heteronímica, fazia-se dele muitos, dividia-se, subdividia-se, variava estilo, mudava histórias, sentimentos, obras, entretanto, no final, tratava-se de apenas um artista dividindo sua alma através das horcruxes da literatura.

Filosofando acerca da arte de escrever, procurei, em uma das vantagens do século 21, YouTUBE, algo que apresentasse um pouco da vida dos escritores e felizmente acabei achando esse excelente documentário exibido pela GNT sobre JK Rowling e o último ano escrevendo o último livro da série Harry Potter. Eu aproveitei bastante, e espero poder comprar uma biografia dela em breve. No momento, atenho-me a outros livros, carinhosamente emprestados pela biblioteca do UniCEUB.




0 comentários:

Postar um comentário